Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Pare de reclamar e agradeça!

O poder da gratidão...



Compadre e comadre, vou te contar uma coisa. Você já conviveu com alguém na rua, na chuva, na fazenda, na casinha de sapê, no seu trabalho, na sua família, no seu círculo de amizades, na balada, no cinema, no metrô, no ônibus, na calçada, no circo ou aonde o Judas perdeu as botas que reclama de absolutamente tudo?
Você pergunta para o compadre: - Irmão, qual é o seu problema?
Ele sem pensar responde: - Você existe, você respira, meu problema é você.
Pois sim, escute aqui meu bem, pessoas assim existem, e muitas delas têm o poder de nos contagiar com seu pessimismo barato.
Eu identifico pessoas assim porque, sim, compadre e comadre, eu já fui uma mulher cebola, daquelas que picam a cebola e ao invés delas chorarem quem chora é a cebola. Eu já fui uma pessoa mal-humorada e que vivia com a cara amarrada, tendo um monte de motivos para sorrir e para agradecer, eu pensava. Foda- se, a cara é minha, eu me expresso como eu quiser. Mas engano meu, não é bem por aí, temos que fazer caridade aos nossos companheiros, pois eles vêm nossa cara muito mais do que nós a vemos no espelho, pobre deles.
Nada melhor nesta vida do que conviver com pessoas bem-humoradas, e bem resolvidas, o mundo pode estar desabando janela afora, mas a pessoa está sempre sorrindo e vendo o lado bom da turbulência, aproveita o chacoalhão para dar risada. Sou grata porque eu conheço pessoas assim, e elas nos ensinam muito a se desapegar das coisas pequenas e insignificantes.
Reclamar faz muito mal. E eu já fui um ser melindroso e reclamão, e parece que eu atraia mais nuvens cumulonimbus daquelas nuvens de tempestade para cima da minha cabeça. Se eu estivesse numa praça com 100 pessoas e todas elas chupando um sorvete italiano ao mesmo tempo, te juro irmão, a pomba tomava a decisão de cagar no meu sorvete. Se eu estivesse na rua, num dia chuvoso com meu guarda-chuva de poá e tivesse 20 pessoas na avenida tentando atravessar comigo, um carro passava e espirrava água em mim acabando com minha entrevista de emprego.
Isso não é brincadeira, nós, seres racionais, somos energia pura, a gente atrai coisas, coisas sobrenaturais estão por aí e a ciência não explica. Quando a gente reclama a gente lança muita energia negativa para nós mesmos, porque as palavras têm muito poder, mais do que a gente imagina, pessoas podem ferir umas às outras mais do que uma bala de canhão com palavras proferidas, apenas. Por isso temos que ficar muito atentos ao que dizemos, porque a partir do momento que algo é dito, se torna corpo, passa a ser concretizado.
A energia existe. Ela circula sobre nossas cabeças, ela vem, ela volta, ela circula. Por isso temos que tomar cuidado com o que dizemos, e com o que ouvimos também. Cuidado com as fofocas, isso acontece muito em círculos de amigos e em ambiente de trabalho. Fofoca é algo negativo, pois raramente tem intuito de ajudar alguém, normalmente tem cunho de diminuir uma vítima e isso é muito venenoso e perigoso, pois a vítima não pode nem se defender, seja assertivo, fale na cara, mas seja objetivo. Pelas costas não, se a pessoa nunca mais falar com você, você fez sua parte, mas tenha certeza que está com a razão antes de falar, se não já vira injustiça. Não alimente o monstro porque se não ele cresce e te come. Não se engane, quem fala mal de todo mundo para você, vai falar mal de você pelas costas também. Fofocar  é um vício, não vicie nesta droga. Repare na vida de quem fofoca e se importa demais com a vida alheia, tem uma explicação bem óbvia: a vida do fofoqueiro é tão chata que ele prefere cuidar dos narizes dos compadres e das comadres, não seja um cabeça de ovo, não seja aquele ser que reprova até no exame de fezes, se é que isso é possível, não solte veneno através de palavras, você é um ser humano pensante e falante, use isso a seu favor e para seu bem e do seu irmão, não seja uma cobra cuspideira de veneno. Não mate os outros com sua língua, não destile toxidade.
Se o que está sendo dito a você tem intenção de ajudar, escute, participe e passe adiante, se não for, não dê corda, porque o próximo a ser enforcado pode ser você. É igual a dança do desempregado, amanhã o dançarino pode ser você, orai e vigiai, fique esperto, calado e quieto. Não é a toa que temos dois ouvidos, dois olhos, e uma boca, a natureza é sábia.
Não conte vantagem a respeito de nada compadre. Você não tem o direito de se achar o fodástico, quem tem que te achar são os outros. Quem muito se gaba não prova nada a ninguém. Isso é falta de humildade, é o típico cão que ladra e não morde, só incomoda quem escuta.
Reclamar não é só coisa de pessoa anciã não. Acho que este mundo maluco que a gente vive, onde as pessoas correm o dia todo, não têm tempo para parar, relaxar, refletir, ter contato físico com outras pessoas passou a ser besteira, não se tem tempo, os celulares são mais companheiros que as pessoas, reclamar passou a ser um hábito, volte a ser da moda antiga, desligue o celular, vá se encontrar com quem você tem apreço, olhe nos olhos, abrace. Não marque um café com alguém para ficar no celular, isso é falta de educação. E se você tem este costume de reclamar, pare, e respire agora mesmo. Deixe de jogar Pokémon no parque e reflita sobre sua vida, seu tempo, eu sei que o tempo é seu e você faz com ele o que bem entender, e isso não é da minha conta, mas então não reclame da falta dele, e o que está fazendo com ele, apenas agradeça.
Quando você agradece você lança uma energia positiva para universo, e ela volta para você principalmente se você disser em voz alta a Deus ou a aquilo que você acredita  e que é grato. Mas comadre, está tudo uma porcaria, eu não tenho nada para agradecer, não tenho nada para comemorar.
Pare agora mesmo. Você sabe que isso não é verdade. Pense que nada está tão ruim que não possa ficar pior. Aí você me pergunta? Mas comadre, eu tenho que aceitar isso, e sempre me diminuir achando que podia ser pior me conformando com o que está ruim?
Não, mas se você colocar bem na balança, você sempre tem muito mais para agradecer do que para reclamar e pedir, tenho certeza.
Sua família quebra o pau em todo almoço de domingo? Pelo menos você tem família para brigar, e quem não tem ninguém? Você abre seu what's app e só tem mensagem da sua mãe? Melhor assim, antes sua mãe que te ama mais que você mesmo e que ela mesma, do que de um piá babaca, ou uma guria babaca, ou pessoas tóxicas para sugar você, os típicos sanguessugas emocionais. Antes só com sua mãe do que muito, mas muito mal acompanhado. Sua casa não está como você gostaria e você não tem um sofá de 20 mil lulas? Você tem onde sentar, agradeça pelo que tem, é melhor ter alguma coisa do que não ter nada. Seu relacionamento está um saco? Faça a fila andar, antes só do que mal acompanhado, se isso te faz reclamar é porque algo está errado, se estiver com alguém, esteja com alguém que te elogie, que te faça crescer, que some, e que não tenha dúvidas que você é importante e quer sua companhia, amém, subtração já basta quando você paga sua contas e fica com menos dinheiro no banco. Seu carro está velho e caindo aos pedaços? Você ainda tem um carro e tem carteira de motorista para dirigir, tem gente que não tem dinheiro nem para acessar transporte público, tem tanta multa na carteira que precisa pegar pontos emprestados e ainda falta. O ônibus que você pega é velho e sempre está lotado, e no metrô você fica íntimo das pessoas por ter que ir perto demais? Agradeça, calor humano às vezes é bom, pelo visto se você pegou ônibus e metrô, você tem um destino para chegar, e deve ter saído de alguma origem,  tem gente por aí que acorda sem rumo e não sabe para onde ir por não ter opção, e não tem nem uma cama para descansar quando chega em casa porque não tem casa, nem colchão, só tem um pedaço de pão velho para comer e uma caixa de papelão para deitar. Teu salário é pouco e mal dá para viver? Você tem emprego, melhor que não ter nada.
Mas comadre, você sabe que a vida não é assim e que o buraco é muito mais embaixo do que você está dizendo. Por que eu que aparentemente sou uma pessoa boa, faço direito as coisas, não engano ninguém, faço caridade, ajudo quem solicita ajuda, não faço patifaria com os outros, só tenho me ferrado? E fulano que faz tudo errado sacaneia os outros, engana, mente, maltrata, é egoísta e só pensa no próprio umbigo está se dando bem, tem um emprego legal, uma família legal. Por que a vida é tão injusta comadre, me explica?

A vida é justa sim, Deus é justo. Nada nesta vida é melhor do que ter a consciência tranquila. Aparentemente ser uma pessoa boa, é sinônimo de ser boba, de ser feito de besta pelos outros, mas nós, eu, tu, e eles sabemos que não é assim que a banda toca. Tudo que a gente faz para os outros e para nós mesmos terá retorno, meu pai já dizia: - minha filha, a gente nunca perde por ser honesto. Pois bem, meu sábio pai tem muita razão, espero que ele viva muito tempo para que eu possa aprender mais com este ser maravilhoso. Deus, obrigada pelo meu pai gato, pela minha mãe que é fofa e dá vontade de abraçar como uma ursa, minhas irmãs lindas, minha gata persa charmosa Charlottinha, e Ághata gatita, que Deus a tenha. Todas as religiões pregam isso, independente de qual seja a sua: O castigo vem a cavalo para quem erra, mesmo aqueles que erram inconscientemente. O problema maior é a pessoa errar, saber que está errada e continuar cometendo as mesmas patifarias. Para estes tipos, o castigo vem de supersônico, e não de jato.



Não se iluda irmãozinho. Aqui se faz, aqui se paga. Carma, ou Karma, lei do universo, prejuízo e castigo existem. Pode ser que demore, mas a vida te tira aquilo que você tira dos outros.
Por isso eu digo, a gente tem que ser grato, até quando as pessoas fazem a gente de besta, mesmo sabendo que não temos sangue de barata. Não seja vingativo, não pague na mesma moeda, você desarma o maldoso quando paga ele com o contrário do que te fez, o bem, pois assim você é diferente do que todo mundo faz, não seja igual, seja louco do bem, seja especial. A gente sempre pode aprender, mesmo aparentemente se fodendo. Uma coisa aprendemos sem titubear: A ser diferente, se você conseguir isso já uma grande coisa, um grande aprendizado e um excelente amadurecimento. Exerça a compaixão e não a pena.
Seja honesto com as pessoas, seja sincero em suas intenções, pelo menos você avisou o que estava querendo, mesmo não sendo a mesma intenção ou vontade do outro, você foi verdadeiro. Mesmo que sua verdade doa, ela libertará tanto você quanto quem a ouviu.
Faça caridade, entre em programas filantrópicos que você se identifica, tem muita gente no mundo precisando de ajuda. Faça sua parte, você não está aqui só de passagem. Então faça alguma coisa, qualquer coisa que ajude, mas faça.
Tem gente que passa na nossa vida para uma só coisa: para mostrar para gente que em hipótese alguma podemos ser iguais.
Todo sofrimento que enfrentamos na vida é como se fosse aquela questão de matemática da escola, enquanto mais a gente resolve, por pior em matemática que você seja, mais você fica preparado para um problema mais complexo. Os problemas que enfrentamos na nossa vida cotidiana, servem para mesma coisa, para nos desafiar e para nos mostrar que a gente pode mais. Vai chegar um momento que a gente vai achar que não consegue, mas depois que enfrentamos aquilo, sentimos que estamos prontos para qualquer outro desafio, e isso é nobre e libertador.
Por isso agradeça, mesmo que tudo esteja uma merda, porque se você avaliar bem, não está.
Imagine que sua vida é uma fonte de água pura e fresca e cada vez que você agradece você joga uma moeda na fonte, e toda vez que reclama, tira uma moeda. Se você agradecer muito no decorrer da sua vida, no final você terá uma fortuna e então poderá agradecer mais ainda em nível hard.
Olhe para o céu de dia, aprecie o sol, isso já é motivo de agradecimento. Tem coisa mais bela que o horizonte,  o desconhecido e todo o mistério do céu? Será que há outras vidas por lá? se questione, faça perguntas, não se contente com pouco, queira o melhor, mas sem pisar em ninguém. Seja humilde sempre, para um dia ser surpreendido com a exaltação. Olhe as nuvens, faça desenhos com ela como fazia quando era criança, nunca perca a imaginação e a doçura de uma criança, tampouco seu sorriso fácil e brincalhão, ria a toa, sorrir faz muito bem, abrace, demonstre afeto e amor, diga que ama sempre que puder, amanhã pode ser tarde, seja piegas, o mundo precisa disso, isso não é ser brega, isso é ser sensível. Acorde pela manhã e agradeça por você ter dormido e ter acordado respirando, no quentinho quando for inverno e com a brisa da janela quando for verão, tem tanta gente por aí que não consegue nem dar um suspiro forte porque não tem saúde. Pise no chão, sinta o gelado do seu piso frio, de madeira, ou seja lá qual piso você tem, agradeça, tem gente que nem pode tocar o chão com os pés, porque talvez não tenha pés, mas mesmo assim agradece todos os dias por estar respirando. Sinta a água ao lavar o rosto e agradeça por ela. Olhe para o céu à noite, aprecie as estrelas, agradeça pelo abajur que a lua te oferece. Respire fundo. Sonhe, sonhar não custa absolutamente nada, mas e para realizar comadre? Para realizar custa caro, muito caro, e se você já sabe disso, lute, e pense positivo, acredite e pare de dar desculpas e colocar empecilhos. Pois quem quer, dá um jeitinho, quem não quer, se enche de pesares. Pare de se sentir vítima e ter pena de si mesmo, você é o soldado da sua própria batalha, as vezes a dor é inevitável, mas o sofrimento opcional, não desista da guerra que a vida trava, batalhe, siga, sue, chore de dor, de emoção, sorria de dor e de emoção também. E quando pensar em reclamar, vete, seja otimista e a vida te surpreenderá com sua imprevisibilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário