Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Não compare o incomparável!

No hay nadie como tu mi amor...



Compadre e comadre, fale a verdade, você tem mania de comparar, não tem?
Comparar o que comadre?
Fale agora ou cale-se para sempre. Vou te contar uma coisa séria.
Pare agora mesmo. Se você quer ser um pouquinho mais satisfeito com sua vida, mais feliz, sem cobrança, com paz e com liberdade, pare agora mesmo de comparar qualquer coisa.

Mas comadre, você também faz isso, você compara seu cabelo com o cabelo da moça do shampoo, você compara seu corpo não tão magro como você gostaria, com o corpo magro e hipertrofiado da Pugliesi, você compara sua família com a família exemplar de fulano, você olha a falta de um carro na sua garagem alugada e olha para a garagem ocupada do vizinho e pensa, poxa eu queria um deste  para mim. Você olha o salário do seu colega que trabalha menos que você, e pensa, poxa que injustiça é a vida, porque eu camelo mais e ganho menos, você vê sua amiga viajando para o exterior de mala e cuia e pensa. Porque todos vão e eu não? Você olha para o namorado carinhoso, fofo e fiel da sua irmã e pensa, puta que pariu, porque eu só encontro bichos sem futuro para serem meus namorados. Por que meu dedo é tão podre e meu cupido é tão burro. Você vê o irmão da sua amiga indo com ela no show de rock e se pergunta. Porra compadre, porque eu faço tudo sozinha. Você vê a mãe conselheira da sua amiga que faz marmita para ela todo dia e se pergunta, Cacete, porque minha marmita é sempre miojo.
Agora, desça para terra irmão, e reflita. Comparar não é ter inveja, comparar é tão ruim quanto ser invejoso, porque gera algo horrendo para sua vida, vida que você pensa que é medíocre e que não é. Se você compara é porque você quer algo diferente para você, se você reclama é porque não está satisfeito, então você descobriu o segredo, o maior cego é aquele que não quer ver. Se você está vendo, só depende de você mesmo mudar sua própria realidade, você é o senhor da sua vida, e  você manda como pode e ela obedece porque tem juízo, pois foi você que impôs.
Nenhuma vida é perfeita, nenhuma família é perfeita, nenhum namorado é perfeito, nenhuma carreira é perfeita, de que vale o percurso sem o percalço? De que vale o bônus sem o ônus? De que vale a rosa, sem o espinho? De que vale a pedra sem o caminho? De que vale o pão amassado sem o diabo?
Se você está comparando está fomentando sua própria insatisfação, porque quando você compara você tem sempre que se contentar que a grama do vizinho é mais verde, mas o que você não pensou é, que a grama dele pode ser artificial, e que sua grama não cresce porque você vive dando festa e reunindo pessoas amigas no seu quintal, nem sempre as coisas são como parecem, ema ema ema, cada um tem seu problema, nem tudo que é bonito é gostoso, tem coisa que parece mas não é, olhei de longe parecia o um boi barroso, fui chegar perto era um cavalo pangaré, nada nesta vida é conto de fadas, se você quer acreditar em um como romance para sua vida, acredite no Shrek, este negócio de príncipe e princesa me faz sentir náusea, é sempre aquele clichezinho sem graça. As comparações são injustas e sempre fomentam o negativismo na nossa vida.
Você viu a namorada que o compadre arrumou? Nossa, ô lá em casa hein, é muito areia pro seu caminhão e é muito mais gata que a namorada antiga dele.
Ou, nossa, você viu a patifaria que o compadre fez? Trocou aquela gata, por uma coroa rica. Este compadre não bate bem...




Stop meu amor. Escute aqui meu bem. Você precisa parar com isso. Pare de cuidar da vida dos outros, deve ser por isso que você não tem tempo para cuidar da sua, cabeça vazia oficina do capiroto, se liga meu bem, as comparações sempre fazem mal. Estava analisando aqui com meu botões se as comparações são boas em algum momento, mas não encontrei nenhum.
Porque praticamente sempre, alguma coisa fica diminuída e no negativo.
As comparações só são válidas, para não dizer que são horríveis quando comparamos coisas iguais, mas como nesta vida nada é como nada, não serve comparar.
Meu carro novo é tão bom quanto meu antigo, mas...
Se fosse, você não teria trocado de carro, este mas... ferra com tudo.
Então meus queridos, acordem, peguem a realidade, parem de viver de ilusão.
Cada um tem seu jeito de viver sua vida, e etc. o que serve para mim não serve para você, todo mundo pode achar alguém para compartilhar, porque a diversidade é dádiva, cada ser, cada coisa é única e tem seu encanto, o que seria do negro se não houvesse o branco. A comparação só é boa para mostrar para gente que a vida tem seus encantos e contrastes. O que seria da magra se não tivesse a gordinha, a gostosa, e a carnuda. Eu não gosto de goiabada, mas João ama, então que bom que existe a goiabada para fazer o João feliz. A vida é assim, tem para todo mundo, todo  mundo tem espaço e lugar. O que a gente não pode fazer é se acomodar, comparar, reclamar, ficar triste, infeliz e fazer de conta que está tudo bem. Não, fuja disso irmão.
Comece a se sentir único, porque isso é o que na verdade é. Nunca, jamais, compare o incomparável.
Tudo nesta vida pode ser apreciado porque na real quem ama o feio, bonito ele parece. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário