Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de maio de 2017

Seu problema é que você existe, você respira!


Compadre e comadre, você já teve o desprazer de cruzar com pessoas estressadas e mau humoradas nível hard da estrela?
Pois bem, este texto vai abordar estas pessoas.
Tem gente que vê problema em absolutamente tudo, ou melhor, para elas viver é um problema. Elas levantam pela manhã e se alguém lhes diz sorridente um bom dia: elas olham com cara de cú e respondem: bom dia para quem?
Se elas têm carro e saem de casa, elas começam a meter a buzina nas outras pessoas enquanto batem no volante proferindo palavrões. Se saem de transporte público, sempre pegam alguém para cristo para arrumar confusão, dá até medo cruzar com um ser desse.
Se você um dia chega para alguém assim e tenta perguntar: irmão, qual o seu problema? Eles simplesmente te respondem num tom ríspido: meu problema, é que você existe, você respira. A vida é um problema. Mesmo você não tendo nada a ver com a paçoca.

Conviver com pessoas assim é muito difícil porque elas reclamam de absolutamente tudo, o que te faz questionar o que aconteceu com este indivíduo para destilar tanta amargura, são pessoas tóxicas 24 horas por dia. Se você sai para comer em algum lugar com preço mais salgado, reclama, e mesmo que você pague para ela, ela ainda diz que a comida nem estava tão boa, nada, absolutamente nada, agrada esta criatura.
Se você inventa alguma ideia para sair da zona de conforto, ou para prosperar, ela simplesmente te castra, e te veta,  sempre vendo o lado negativo do que pode vir a acontecer.


Reclama da fila do mercado, do rango, do pão, do tempo, do vento, do vizinho, do coco do cachorro, da música, da chuva, da família, do companheiro, do chefe, da respiração, da nuvem, de tudo que existe, que respira ou não.
O que faz uma pessoa chegar este ponto? Porque tanto pessimismo e gosto de fel? Não cabe a nós julgarmos as atitudes destes compadres, nossa função não é essa, cabe a nós termos empatia e compaixão, pois não sabemos que tipo de fardo esta pessoa carrega em sua vida, não sabemos quais suas lutas externas e internas, diárias, mensais, anuais, e muito menos qual sua história, se é complexa, de sofrimento ou bonança.
A única coisa que eu posso dizer é, que mesmo você estando na merda, reclamar nunca melhora, muito pelo contrário, quando reclamamos atraímos coisas ruins, porque geramos uma energia negativa e uma nuvem negra em nossas cabeças, e esta nuvem sempre causa tempestade e é um para-raio anunciado de confusão.
Quando tudo parece muito ruim, sempre mesmo que escondido e difícil de visualizar, sempre há algo bom acontecendo ao mesmo tempo. Parece que quando reclamamos o tempo todo atraímos coisas ocultas, chatas, e/ou pequenas acontecem para piorar nossa situação. Por exemplo, Você sai atrasado de casa, aí reclama que está atrasado, então começa a chover, você reclama da chuva, ai o  trânsito fica lento, você desce do carro, do uber, ou do taxi reclamando, ai você sobe na calçada, passa um carro te espirra água e te suja, você fica puteado da vida e reclama, enquanto chama o motorista de filho da puta, então resolve pegar um sorvete, talvez um doce te ajude a se acalmar, ai na primeira linguada, vem uma pomba e caga no seu sorvete, nem precisa continuar, seu dia acabou. Você fica triste, cansado de tanto se foder no mesmo dia. Mas reclamações desencadeiam efeito de bola de neve, começa pequena e fica gigante, quanto mais você reclama, mais coisas ruins te acontecem.

Procure substituir as reclamações por coisas que te causam bem-estar, por mais bravo e cego de ira que esteja faça o exercício, ou cante uma música que você gosta, ou agradeça por algo bom que lembrou, ou faça uma oração, ou ligue para alguém que te faz feliz, mas em hipótese alguma reclame, não estou falando para você viver no conformismo e nunca se revoltar. Mas tenho certeza que sua vida vai melhorar com essas atitudes só pelo fato de parar de reclamar. Reclamar causa efeito de ação e reação, e é um hábito, primeiro você começa com coisas pequenas que talvez pareçam insignificantes, chega um momento que você está reclamando de tudo, e de coisas que nem são da sua conta, é igual aquele indivíduo de tem predisposição para o uso de narcóticos, começa com drogas mais leves até se afundar no precipício.
Substitua a reclamação pela gratidão, por mais difícil que seja, sempre tem algo de bom no meio da tempestade.
Agradecer gera o efeito contrário de reclamar, e a nuvem em cima da sua cabeça de cinza passa a ser azul, veja, a nuvem continua lá, não é um passe de mágicas, o que muda é forma e a cor que você a enxerga, se você prestar atenção, pode enxergar desenhos nelas e com sorte até um arco íris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário