Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O pulo que o gato deu...

Miau!


Hoje eu vou falar do bicho mais psicodélico que existe, quem, quem, quem? O felino, o peludo, o miau, o nha nha nha, e bla bla bla.
Se você não gosta de gatos, pode continuar lendo, eu prometo não falar mal dos outros bichos, como cachorro, galinha, boi, vaca, carneiro, porco e etc.
É que o gato é um bicho especial, tenho certeza que estes bichanos são mais desenvolvidos que nós humanos, nós achamos que sabemos tudo e não sabemos nem onde a galinha mija, já os gatos têm certeza, porque eles sabem.

Dizem as más ou boas línguas que os felinos são bichos sobrenaturais, que tem super poderes que nós seres evoluídos nunca entenderemos. O felino não é só uma bola de pelo, gato é um bicho cheio de desenvoltura em cima de quatro patas, esse bicho não tem nada de sem futuro.


Ahh, mas comadre, gato solta pelo, e lambe o rabo, e bla bla bla.
E daí? E você que nem banho toma direito, ainda bem que você não usa a língua, ia ser um caos. O gato mesmo usando a língua para se banhar consegue ficar cheiroso, tem coisa mais mágica que isso?
Porque o gato é mais legal que o cachorro?
Por um motivo muito simples. O gato pode ficar o dia todo em casa sozinho, ele nem liga, ele explora a casa, mete o focinho em tudo como se não houvesse amanhã, mas não deixa molhado onde encosta. Se você dá um pito num gato, e chama ele em seguida, ele só volta se ele quiser e se tiver um ótimo motivo, ahhh mas gato é bicho interesseiro Hedi.




É nada, gato é bicho que tem amor próprio, se você trata ele mal, pode ser que ele não te devolva o mal, ele não é o pica pau, mas com rosas e chocolates ele não vem. O felino é um bicho cheio de peripécias, é sedutor, avassalador, você já viu um felino caçando, se você quer vir algo de classe veja esta cena. A Ághata, minha gata falecida, era uma exceção, a bicha era tão gorda que ela sentava em cima do inseto que queria comer, sufocava ele, e comia em seguida, ou ela chamava meu pai, por quem era apaixonada para caçar para ela. Quando o felino quer atenção ele deixa isso muito subentendido, mas se não quer, ele cava um buraco num lugar e você nunca vai encontrá-lo, o gato é um bicho que não aceita não como resposta, se você diz não pise aí, ele pisa mesmo, para mostrar que é ele que manda e que manja dos paranauês, ele adora fazer isso quando você está limpando a casa, pisa onde está limpo e onde está sujo trazendo e levando a sujeira, para mostrar que é ele que manda no pedaço.


E os caninos comadre?
Vejam bem, eu não estou falando mal dos cães, bicho é especial independente da espécie, mas o cachorro, é um bicho que não tem amor próprio, se você briga com ele, dois minutos depois ele está lambendo seus pés e você não precisa nem se redimir. Onde encosta o focinho, molha e te lambe de graça, é abobado, e se você não brinca com ele até a morte, começa a latir e faz melindre, eita bicho chato, barbaridade, experimenta deixar um cachorro sozinho em casa, quando você voltar vai parecer que invadiram seu lar, tudo estará de pernas pro ar, e ele ainda olha para você e só não diz isso porque não fala, mas te olhará em tom de ameaça como quem diz: se você me deixar sozinho de novo, posso fazer pior que isso, sua vida acabou...


Gato é bicho de personalidade, inúmeras personalidades, tem aquele gato que não mia por nada nesta vida, mas quando entra no cio, não pode chegar perto que fica cheio de nha nha nha nha nha. Mas para isso tem solução, é só castrar o bichano, o que é uma pena, pois são gatos a menos para nos alegrar.
Se eu pudesse, compadre, eu adotaria todos os gatos abandonados, porque gato é bicho curioso e é em homenagem a ele que veio o ditado que a curiosidade matou um gato, ele se diverte com qualquer brinquedo idiota, mas você não pode colocar a mão, se não tira a graça, cachorro não, é cheio de frescura, precisa cagar fora de casa, não usa caixa de areia, precisa de brinquedo de borracha, barbaridade,  tem bicho mais querido que o gato, ele só mia quando precisa de algo, faz as necessidades no lugar certo, não tem frescura para comer, vê coisas que a gente não vê, deixa nosso ambiente mais leve e divertido, neutraliza energia pesada, mede o espaço pelo tamanho do bigode, com exceção da gatita que tinha o corpo muito mais roliço que o bigode e dava uma de Garfield entalando  para passar nos lugares.


Qual  a qualidade negativa de um gato?
Para não me julgarem por eu ter falado mal dos cães, o negativo do gato é, o número 2 é tão fedido, que você se pergunta? Como pode uma criaturinha tão fofa ter as fezes tão fedida, mas como não existe cocô cheiroso né, vamos dar crédito aos gatos. A outra coisa é, soltam pêlo para dedéu e no cio ficam numa miadeira que vou te contar compadre e comadre.
Enfim, bicho e tudo igual, são poços de fofura, são criaturinhas queridas, independente se você tem um coelho gordo e fofo, salve Elvis, apaixonante e maravilhoso, se você tem um bicho que fala, que mia que late, chamegue, porque só ele te suporta, porque amor de bicho compadre e comadre, esse sim é incondicional, mesmo que você seja, chato, insuportável e um bicho sem futuro, seu bicho, ahhh esse te ama.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Apego ou Desapego?

Desapega, desapega, OLX...


Dentre todas as formas de apego, quiçá a emocional seja a mais perigosa, porque ela escraviza, acorrenta, e não deixa os ciclos se encerrarem, não permite aquilo que precisa ir embora se tornar livre.
Mas comadre, como desapegar, se meu coração é burro e quer ficar no quentinho, no comodismo?
Use a imaginação e a razão, como pode existir amor se não há liberdade? Aquele que tem apego agarra o apegado com unhas e dentes e acaba forçando uma situação que já teve início, meio, e fim. O apego é um veneno, tanto para quem faz uso dele, como para quem é receptor ou vítima.
Pare, reflita: será que existe o apego bom?

Tem aquele compadre que é apegado à mãe, aí quando arruma uma namorada a transforma na própria mãe, há aquele que tem apego aos bens e vira escravo do próprio dinheiro. Aquela que o filho arruma namorada e faz de tudo para miar com o romance, porque acha que o filho ficará eternamente debaixo da sua saia e nenhuma mulher é boa o bastante. Outro que tem apego as coisas, amando as mesmas e usando pessoas, há louco para tudo meu querido. Mas trocando em miúdos, apego nunca é manobra certa da estrela. Veja se as pessoas são apegadas ao amor, a compaixão, a empatia, se elas fossem estaríamos todos salvos, e o mundo estaria livre de problemas.


Por que é tão difícil desapegar?
Por que julgamos tanto  as pessoas extremamente desapegadas denominando-as de sem corações ou frias?
Calma lá compadre, não confunda focinho de porco com tomada, uma coisa é ser desapegado, outra coisa é ser egoísta.
Talvez o apego seja algo nato do ser humano, somos apegados a nossa mãe principalmente porque ela nos alimenta e precisamos dela. Mas e aquele namorado que a gente gosta muito, e não sentimos recíproca, muitas vezes somos diminuídos e não somos tratados da forma que merecemos. Por que somos apegados a algo que não é bom?
Porque somos escravos, e nos conformamos com algo que poderia ser melhor, na esperança de que seja melhor, a expectativa é a mãe da tragédia e da decepção, o que precisamos entender é que as coisas, pessoas e sentimentos mudam a todo instante, e se de fato o que sentimos é verdadeiro, terno e sublime, devemos deixar o outro fazer o uso do livre arbítrio, isso serve para qualquer coisa, para relacionamento de amizade, amoroso, entre parentes, de emprego, de bichos de estimação e todo relacionamento onde o apego faz morada.
Tudo que é nosso, volta para nós, tudo que é verdadeiro é libertador.


O que precisamos fazer é substituir os apegos, se sou apegada a algo que não é bom para minha vida, passo a me apegar a uma virtude que pode me ajudar a ser melhor. Faço uma troca justa, faço com que se transforme num hábito. Mas comadre, você fala como se fosse fácil. Não é, mas aí está o desafio da vida, fazer coisas difíceis para viver de uma forma mais harmoniosa. Isso é vida, isso é amor próprio, isso é desafio, se a vida não fosse desafiadora morreríamos de tédio.
Pratique o desapego do que não é bom, se apegue naquilo que te faz bem e que é bom. O amor não causa desconforto, se isso está acontecendo, há apego e não amor.
Ah, mas comadre, eu tinha uma namorada, que me deixou e eu ainda gosto dela. Não consigo desapegar.
A pergunta que eu te faço é: Você gosta de você? Você se ama? Se namore, fique sozinho, se conheça, aprecie sua própria companhia, a partir do momento que você conseguir suportar você mesmo com seus limites, e se amar mesmo assim, limitado cheio de defeitos, você estará pronto para conhecer a mãe dos seus filhos, a mulher que pediu a Deus, a mulher da sua vida e da estrela, nível hard ainda.
Desapegue daquele emprego que você detesta, daquele amigo, que não é verdadeiro, daquele carro que só dá problema, daquele relacionamento que te anula e diminui, de tudo que te amarra e embaraça, simplesmente, deixe ir...


Desapegar- se é ser livre e dar o direito ao outro de também ser. A dor do desapego é inevitável, pois não é fácil deixar o que se ama ir, mas o sofrimento pela escolha de deixar ir é opcional. Uma coisa é mais que certa: não coloque sua felicidade, esperança, alegria, e expectativas na mão de ninguém, mas de ninguém mesmo, se não a pessoa tira e você fica sem. A única pessoa que pode suprir suas necessidades psicológicas é você mesma.
O desapego está na consciência tranquila, daquele que fez de tudo para fazer o outro feliz, e que aceita sua escolha de não ficar, que ama incondicionalmente, mas que não aceita migalhas. Nada mais libertador que deitar a cabeça no travesseiro com a paz de quem fez de tudo por amor, e que se pudesse não faria nada diferente.
Porque se soubesse tudo o que sabe agora, faria tudo exatamente igual.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Xote ou Chamego?

Chamego ou Xote?


Compadre e compadre vou te contar, você prefere um xote ou um chamego?
Mas o que é chamego comadre?
Chamego vem de chama, é carinho meigo e paixão avassaladora.
Segundo nosso poeta Luiz Gonzaga, o chamego dá prazer, faz sofrer, as vezes dói, as vezes não, o chamego é chegadinho, o chamego é bom, quem não gosta meu irmão de um carinho e compreensão? Se não gosta, é porque não bate bem não. Bem do que? Dá cabeça e do coração, bom sujeito não é não.

Por que não juntar o xote com o chamego meu querido, dançar coladinho e rodopiando no salão, palpitando coração, sozinho ou com seu par então, o chamego também combina com a solidão, ou não...


É dançando que desamarramos o que se embaraçou, é na dança que nos encontramos com nós mesmos, que testamos o limite do nosso corpo, que compartilhamos o toque com um desconhecido ou um conhecido, e vemos que somos todos iguais, mas só com um balanço e com um chamego diferente. O chamego nos deixa contentes, com o coração sorridente. Tem chamego na dança, na amizade, no bicho de estimação, na boneca de pano, na família, e no irmão, o chamego faz bem ao coração do peão.
Se o mundo tivesse mais chamego, não existiria medo e desapego, porque o chamego se apega, mesmo sem pegar. Chamego é cafuné, no homem ou na mulher. O chamego está no abraço, no embaraço, no sorriso fácil, no segredo, no sossego e na paixão.


O chamego está naquele abraço apertado e demorado, com cheiro no cangote e beijo na testa ou na bochecha, o chamego não faz cerimônia, nem melindre, nem frescura, o chamego meu irmão, é uma belezura, é barbaridade. Então chamegue, como se não houvesse amanhã, respeite quem você escolheu chamegar, porque talvez o amanhã pode nem chegar, para poder contar a quem se quer chamegar. Então compadre, Chamegue sem rodeios. Porque... “cheira bem que dá medo, traz desassossego, quando ela inventa de xaxar no meu baião, eu fico meio tonto, já virou costume, menino eu já não sei viver sem seu perfume, me traz paz, alegria e muito mais, com rosto coladinho onde é que a gente vai?”
Ahhh, vamos chamegar...


quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Família!

Vá para casa e ame sua família!


Comadre e compadre, hoje é o dia de falar dela, daquela que janta junto todo dia, nunca perde esta mania, a família.
Hoje, vivemos num mundo onde o estereótipo de família acompanhou a modernidade, temos aquela família composta por mãe, pai e filhos. Aquela família de mãe solteira ou de produção independente ou a mulher independente com filho. Aquela família composta de dois pais que fazem ao mesmo tempo papel de mãe, de duas mães que fazem papel de pai, aquela que a vó ou o vô é pai e mãe duas vezes e não cria o neto como neto, mas como filho, e por aí vai.
Neste texto não tenho o intuito de refletir as denominações da família, mas sim enxergar quão grande é o amor da família. Porque, pai, mãe, tia, vó, não é aquele que traz alguém ao mundo biologicamente falando, mas é aquele que cria como se fosse pai de sangue, porque ser pai e mãe é um dom, uma dádiva, e para qualquer pai e mãe que você pergunte, todos dirão com a mesma convicção: -Você só vai saber o que é amor incondicional, meu filho, de fato e ao pé da letra, quando você tiver um filho.

Família é aquela que aguenta suas manias, seus defeitos mais estúpidos que nem você aceita, é aquele que te tolera no seu limite mais lastimável, e que mesmo assim te ama mesmo quando você não merece. Estou falando daquelas famílias que têm defeitos já que nenhuma é perfeita, mas que têm um relacionamento bom e que se amam.


Tem aquelas famílias que brigam igual cão e gato, mas na dificuldade se ajudam, aquela família que é distante e só se vê no natal, aquela família que se tolera, mas que uma fala mal da outra pro vizinho. Pode ser um pouco de preconceito da minha parte, pode ser que a vida me mostre que eu estou errada. Mas sei lá, acho um tanto quanto esquisito aquele ser que não se dá com ninguém dentro de casa, que todo mundo da família é o capeta da vida dele, e que ele odeia com todas as forças, que a mãe é isso aquilo e cozido frito, o pai é louco e desequilibrado, o irmão é o capiroto, e quando encontra com ele no corredor dá choque, o cachorro é chato, o gato é assassino, a tia é uma bruxa e bla bla bla. Meu querido, você aí que está lendo este texto e fala mal de toda a sua família para Deus e o mundo. Você já tentou ser tolerante? Já tentou olhar pro seu nariz para ver se um pouquinho do problema não é seu, e se você também não é um porre para se conviver?
Ahhh mas comadre, minha família é um problema. Mas amigo, problema, ou equação ou fração, é a família que você tem, ou ame-os ou deixe-os. Agradeça que você tem uma, mesmo que problema, ela deve se preocupar com você, mesmo você não levando isso em consideração. Experimente tentar amar, ou ver o lado bom, só um pouquinho, pois você bem sabe que amar seus amigos de balada é fácil, amar quem você gosta é simples, e amar aqueles que você odeia, olha que legal, é um desafio, é difícil nível hard da estrela, você faz caridade, pratica empatia, e aprende a lidar com o diferente, com certeza isso te ensinará a ser um ser humano melhor.
Você aí que namora uma garota que trata os pais dela como bichos, é grosseira e sem educação, não se iluda compadre, ela vai te tratar assim daqui um tempinho, pode não ser agora, mas você sentirá na pele esta emoção, se não respeita nem a família, não vai respeitar você. Você aí mulher, que está saindo com um homem de família, ou melhor, casado com outra mulher e você está fazendo o papel da outra achando que o papel teu de amante se inverterá e você será da família, desça para terra mulher.  O Que te faz pensar que ele não vai te trair também? E não deixe ele te enganar com o papinho de que você é especial, ele vai dizer isso para todas as outras. Pau que nasce torto mija fora da bacia meu bem, não faça para os outros o que você não gostaria que te fizessem, simples assim.
Você aí que tem uma irmã que pega suas roupas sem pedir, converse com ela. Certa vez minha querida irmã pegou uma saia minha linda que eu tinha costurado, e a levou sem pedir para uma viagem para Paris, ela queria ir chique é claro, eu super chateada fui cobrar explicações, e minha irmã com toda sua cara de bagre ensaboada me disse: levei sua saia para a França, quando ela teria a oportunidade de conhecer este belo país?
Se você tem uma irmã assim, sorria, porque depois de uma resposta desta, aposto que você ficou sem contra resposta. Deixe claro que você gostaria que ela pedisse e que você emprestará se ela o fizer, tenho certeza que se você falar com jeito vai funcionar, comigo funcionou, sem contar que eu dei risada da resposta bem-humorada dela, não esperava tanta criatividade.
Aprenda a impor limite para as coisas de convivência que te incomodam, com uma conversa educada e assertiva, praticamente não há problema que não possa ser solucionado. E você crescerá ao tentar desvendar estes mistérios de convivência.


Você que já perdeu os seus entes queridos, guarde as lembranças boas, você terá anjos eternos intercedendo e torcendo por você, e terá a chance de viver o amor eterno e ilimitado em seu coração, não tente substituir seus entes queridos, pois esta missão não será possível, mas se abra para que a vida te presenteie com pessoas que não terão laços de sangue, mas que serão como se fossem da sua família. Você que ainda tem seus entes queridos vivos, valorize-os, ame-os, a vida é tão breve e curta, e a pior sensação nesta vida é a sensação de não ter amado o suficiente, não economize amor.
Pois por pior que sua família seja, família é sempre família e sempre vai te estender a mão quando você estiver dentro do buraco. Se você não tiver uma família para isso, a vida te oferecerá um amigo que será como alguém da família que te dará o céu quando você estiver no inferno. Porque a vida é assim, você pode achar que nada está tão ruim que não possa piorar, mas isso depende do ponto de vista. É preferível pensar que tudo não está tão bom como imaginava, mas sempre, sempre pode melhorar. A gente não pode escolher nossos laços sanguíneos, mas podemos escolher nossos amigos, e se eles forem pessoas do mesmo sangue que o nosso, ahhh comadre e compadre, isso é sorte.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Seu Deus é melhor que o meu?

Meu Deus é melhor que o seu?




Jesus, Javé, Maomé, Belzebu, Capiroto, Bruxa, Xuxa, Urso Panda, Deus, Jeová, etc, estes são os Deuses que você acredita não é mesmo compadre e comadre?
Mas o que é Deus para você?
Tem gente que tem os ídolos, Deuses de carne e osso por aí que muitas religiões condenam, tem aquele cara que endeusa sua banda preferida, a moça que acha que a Xuxa é de borracha e não caga como nós, tem a criança que acha que o super homem existe e que quando crescer vai ser como ele, tem homens que se acham os super homens, mas que no fundo, eles e a bosta do tietê nadam juntos. O que não falta neste mundo são Deuses para contemplar, mas eu estou falando daquele Deus sobrenatural, aquele Deus que arrepia, que é energia, luz, sol, não daquele solo de guitarra da Sugar do System of a down que também arrepia.

Talvez a pior ignorância do ser humano seja discutir, sexo, religião, cor, amor, futebol, porque vamos e convenhamos, mas vale um gosto que um tostão no bolso, e o gosto é igual ao cú, cada um tem o seu. Então meu irmão, não confunda o cú com a bunda. Talvez discutir coisas deste tipo seja igual discutir o sexo dos anjos, você vai perder o amigo e não vai chegar num consenso, e no final das contas nem piada vai ter para rir, porque vai perder o amigo e a piada.




Tem coisa mais desagradável que você conversar com uma pessoa que só fala de uma coisa, só religião, ou só aquele assunto como se aquilo fosse tudo na vida? Aquela pessoa que fica orando alto dentro do metrô, que carrega um monte de terços nas mãos enquanto anda pela rua, aponta cruzes para as pessoas nas esquinas. Calma meu povo, tudo nesta vida precisa de limite. Você tem todo direito de crer, ter fé e etc, mas não imponha aos outros sua crença, não tente convencer o outro que seu Deus é mais, porque o outro tem direito a crer de forma diferente, em aquilo que quiser, desde que não afete você negativamente.
Por que as pessoas brigam e criticam religiões no âmbito geral? Por que a sua é melhor que a minha, por que seu Deus é bom e o meu é ruim, por que, por que, e por que?
Meu povo, primeiro, a crença é a fé tomam corpo para cada tipo de pessoa de acordo com seus valores, mais uma vez, viva a diversidade.
Tem o querido que tem a fé igual a de Tomé, só acredita se vê, tem o outro que simplesmente acredita em alguma coisa. Fulaninho que é ateu, atoa, acredita as vezes, outras não, é o famoso e conhecido como fé de bengala, ele só acredita se as coisas acontecem como ele espera, se não se pergunta o tempo todo, cadê Deus na minha vida? e faz um drama... sabe a vítima? É um pouco mais além do que isso. Tem aquele que acredita em tudo, em todas as religiões, frequenta o culto na terça, a missa na sexta, o centro espírita no sábado, medita no domingo, este cara está salvo. Quando morrer vai direto para o paraíso e terá por lá um harém.
Tem aquele cara que parece que engoliu a bíblia, sabe todos os versículos e capítulos décor e salteado. Eu admiro quem conhece todas as passagens, apesar de achar que a Bíblia tem lá suas contradições. Às vezes eu me pergunto, qual o nível hard de distorções das estórias contadas por lá, já que aconteceram há trocentos anos. É igual telefone sem fio, a informação sai de a e chega a Z, apesar das controvérsias, temos no livro bíblico histórias ou estórias de exemplos a serem seguidos, quando a isso, não há dúvidas.




O que quero gerar neste texto é a reflexão sobre o Deus no seu contexto geral, já que as religiões são limitadas e feitas por homens cheios de defeitos.
Mas comadre, para que mais hipocrisia que o catolicismo, queimaram mulheres porque achavam que eram bruxas, tem padre pedófilo papando crianças de 5 anos, e bla bla bla. Irmãos, se a gente for levar isso mesmo ao pé da letra a gente não vive.
Há muita coisa errada neste mundo, e ao invés de a gente ficar apontando o dedo na cara das pessoas injustas, porque não tentamos ser o contrário daquilo que achamos errado e pecaminoso?
A questão aqui é Deus, Deus para mim existe, eu já senti a presença dele em minha vida inúmeras vezes, foi Deus que me fez virar na rua anterior a que estou acostumada, para me livrar de algo ruim, ou você acha que absolutamente tudo nesta vida é por acaso, e por acaso é simplesmente por acaso, foi feito para viver não para explicar? Foi Deus que me permitiu ter minha vida salva num acidente por uma pessoa, e depois descobrir que foi um milagre, foi Deus que aproximou pessoas da minha vida para eu aprender e ser luz na vida delas, ou aprender a ser mais humilde, ou a ser diferente quando não concordo com suas atitudes. Foi Deus que me ajudou quando estava estressada e de saco cheio e não queria levantar da cama para ir trabalhar. Foi Deus que me ajudou a me cuidar e melhorar quando eu estava doente. É Deus que é aquele amigo que eu brigo as vezes quando as coisas não saem da forma que eu planejei. Deus existe, Deus está naquele amigo que te estende a mão quando você precisa, naquele amigo que te dá um chacoalho quando você está errado, naquela mãe que te diz coisas que te irritam, naquele irmão que você discute as vezes, naquele tiozinho do semáforo que te pede uma moeda para comer.
Ah, mas Hedi, Deus não existe, eu nunca vi, eu só me ferro na vida.
Pare agora. Primeiro, como Deus vai ajudar alguém que se auto amaldiçoa? Ele vai preferir ajudar alguém que é mais grato pela vida. Mesmo sabendo que Deus não julga ninguém, Deus não é um punidor que faz você se foder se fizer coisa errada. Quem paga é você mesmo pelas cagadas que fez, não Deus que te dá castigo, isso é coisa que homem ignorante inventou para se isentar da culpa, meu bem.
Ele. O Deus que você crê ou não crê, não tem esse papel, não se iluda.
O que eu não entendo é porque a pessoas brigam e julgam a religião do outro se o objetivo é a salvação? Se o caminho para todas as religiões é o mesmo, um ser humano feliz, pleno, de alma pura e serena, bom, que trata o irmão com empatia e etc. Por que as pessoas brigam para dizer que seus deuses são melhores e mais porretas que os do colega ao lado?
Ahhh, mas comadre, e o homem bomba que se explode por Allah? Meu querido, primeiro, você não tem o direito de julgar, você não sabe o que esta pessoa passou até virar homem bomba. Claro que todos nós sabemos que nenhum extremismo gratuito é legal, mas para começar você deve parar de julgar. Se você já escolheu seu Deus e a religião que quer seguir ou se você não acredita em nada, ótimo, direito seu, mas não zombe e muito menos julgue o Deus do outro, mesmo tendo conhecimento de causa, sua opinião não salvará o mundo. Você aí que questiona se Jesus de fato existiu, se ele se casou, se ele passou 40 dias no deserto, você tem todo direito de questionar, até porque você não vai passar disso. Você não estava lá para saber o que aconteceu de fato. Então questionar para você é vida e suposição. Supunhetamos hihihi, que Jesus não tenha existido, que eu acho que não procede, tenho certeza que ele existiu, o cara que inventou tudo isso é muito foda né? Enfim, use a imaginação.
O que eu quero gerar com este texto é uma reflexão sobre Deus na nossa vida. Independente da sua crença ou religião. Porque Deus é algo muito além de um texto bíblico, Deus é algo bom, que faz o bem, que nos ensina o amor. Deus é termos esperança de um mundo melhor, de uma vida feliz, Deus é vida, Deus é o outro, Deus é luz, apesar de muitos optarem pela sombra. Não importa qual o seu Deus, desde que ele fomente em você a buscar ser sempre melhor com você mesmo e para com os seus queridos. E para os não queridos também, que você aprenda a respeitá-los, pois são tão limitados quanto você. Está aí o nosso real desafio. Pois amar quem a gente gosta é muito fácil, quero ver amar aquele que é seu inverso ou até mesmo aquele espelho seu de tudo que você detesta em você.
Siga aquele Deus que te faz sentir bem, faça o bem, dê sempre o seu melhor, não pague o mal com o mal. Porque no final das contas o que vale mesmo a pena não é o Deus que você defendeu, mas sim o ser humano que você foi.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Se não fosse o forró...

Ahhhh o Forró...





Compadre, você já experimentou dançar um forrozinho, um forrozão, um xote, um xaxado, um arrasta-pé, ou um baião? Se a resposta é não, você meu irmão, já perdeu um tempão.
Dançar forró é tudo de bom, é tri, é um ritmo típico da região nordeste do Brasil com influências holandesas e portuguesas, devido a colonização europeia no nosso país.
Forró é autoconhecimento é libertar-se de nossas amarras, é abrir nossos braços para viver e sentir a vida na sua maior intimidade e intensidade, é desafiar nosso espaço, nosso limite e nosso eu. Forró é vida, é encaixe de perna, é troca de peso, é cheiro, é pele, é troca de energia, é malícia, delícia.

A coisa mais louca que acontece no forró é a química, é ela mesma comadre, a mesma química das paixões, têm dama que dança bem com um par, mas não se dá com outro par, isso é muito curioso, só quem dança forró sabe o que é ter química no encaixe de perna, comadre, nem te conto.





Sem contar que dançar forró é dar e receber carinho, sem preconceito, é sentir a respiração e o movimento do outro, é a quebra do prejulgamento. É lançar-se para desvendar o par, é aprender a libertar-se, desinibir-se.
O forró não tem frescura, tem para todo gosto, no forró não tem briga e picuinha, todo mundo se respeita.
Se você compadre, vai pro forró para fofocar seu lugar não é lá. Está perdendo seu tempo, gaste os pés e pernas dançando, e não sua língua demais falando.
Forró é exercício de satisfação e cardio. Dançar forró é flutuar nas nuvens da vida, é refletir sobre nossos anseios e nosso eu. Lá a gente esquece nossos problemas, nossos medos e dilemas, no forró nós flutuamos ouvindo as canções de essência e paixão dos poetas. No forró a gente se balança enquanto a vida passa, a gente se diverte.
“forró traz paz, com rosto coladinho o que é que a gente faz? Não vejo saída e nem quero me esquivar desta energia boa que fica pelo ar”.
Se avexe não, que amanhã pode acontecer tudo e inclusive nada, se avexe não, a lagarta rasteja até o dia em que cria asas, se avexe não, que a burrinha da felicidade nunca se atrasa, qualquer dia ela bate na porta da sua casa, já dizia o forró.
Dance, porque quem dança seus males espanta...
E tome forró, porque... para todo mundo eu dou psiu.

Músicas citadas: Trio Dona Zefa- Se não fosse o forró.
Flávio José- Se avexe não, Luso Baião- cheira bem. Luiz Gonzaga- Sabiá. Dona Zaíra- Tome forró.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Sorria, você está sendo filmado porque seus dentes são bonitos!

Sorria, abrace...




Tem coisa mais cativante nesta vida que um sorriso fácil?
Eu acho que não. O sorriso das pessoas à nossa volta ilumina os nossos dias. Infelizmente tem pessoas por aí que estão sempre carrancudas e com cara feia achando que sua família de dentes é única e exclusivamente para triturar alimentos. Desça para terra compadre e comadre não é assim que a vida é.
Vivemos num mundo tão maluco, que parece que gira mais e mais rápido a cada dia  que passa, entramos de um ano para o outro trabalhando loucamente, alienados em nossos smartphones, e nossa caça ao Pokémon, que esquecemos que nossos dentes estão ai para serem vistos, pois um sorriso verdadeiro cativa qualquer pessoa.

Quando sorrimos movimentamos uma série de músculos da nossa face e desencadeamos também uma série de reações no nosso corpo, liberamos serotonina e endorfina, responsáveis pela felicidade e prazer, ajudando a prevenir o estresse.




Cultivar o bom humor, o otimismo e o positivismo deve ser um hábito. Tem coisa mais cativante e envolvente que um bebê sorridente? Com os adultos ocorre a mesma coisa. É muito bom estar perto de pessoas que sorriem. Tem coisa mais legal do que ter um amigo que te acompanha nas suas maluquices e nas crises de riso que você tem, que te faz sentir dor de barriga e até chorar de tanto rir?
Rir é algo mágico e maravilhoso, e quanto mais a gente ri mais a gente quer continuar rindo.
Ah, mas comadre, rir de tudo é desespero, rir o tempo todo não é legal.
Alto lá, meu bem, você não sabe da missa um terço.
Uma boa risada é tão contagiante que é natural uma pessoa começar a rir num lugar público, e automaticamente outra começa a rir, assim vai indo, e já terá um grupo de pessoas sorrindo ao mesmo tempo.




Tem sorriso torto, metálico, amarelo, não tão amarelo(eu não digo da cor do dente, digo do sorriso encabulado ou falso), preto, branquinho, com dentão, com dentinho, sem dente ou banguelo, desdentado, gente que sorri no tempo ruim, na chuva, no sol, no inverno e no verão, até na depressão, tem sorriso certinho com covinha e pés de galinha, não importa, porque um sorriso é um sorriso, tem coisa mais chata que um sorriso falso, e tem coisa mais mágica que um sorriso sincero?  Este sim traz muita alegria.
Por isso meus queridos, sorriam. Mesmo que tudo pareça não estar como você gostaria, nunca esqueça de sorrir e ser grato.




Sorrir é tão bom quanto abraçar, tem algo mais querido e sincero que um abraço, aquele abraço demorado que dá para sentir o coração pulsar, aquele abraço entre pai e filho, aquele abraço de despedida, aquele abraço de criança leve e sublime, o abraço do seu pet macio e peludo ou de pena, o abraço da sua mãe, daquele amigo que mora distante. Tem abraço longo, sem cerimônia e delongas, tem aquele abraço tímido e curto que você abraça e a pessoa quer se desvencilhar, mas você segura, tem abraço sem graça e gracioso. Abraço não existe só para quem tem braço, o abraço está em todos os sentidos daquilo que remete ao bom. Tem cidade que abraça, tem cidade mais acolhedora a abraçadeira que São Paulo? Olha quanta gente vai para lá. Muitos ficam, outros vão, São Paulo abraça, não tem preconceito. É a única cidade de sotaque neutro, onde todos os sotaques se misturam, São Paulo é a cidade das gírias, dos abraços gratuitos na Paulista. A cidade da canseira, do sorriso e das oportunidades.




Quiçá amigos, as palavras mais importantes na vida são: com licença, por favor, me desculpe, obrigada, te amo, sinto sua falta, você é importante para mim.
Talvez as atitudes e gestos mais importantes onde estas palavras podem ser ditas com expressão não verbal e corporal sejam: o abraço, o sorriso, o aperto de mão, o carinho.
Sorria, se não te sorrirem de volta não importa, pois você sorriu para você.
Abrace o que te faz sorrir.
Mãos ao alto, isso é um abraço!