Pesquisar este blog

sábado, 27 de março de 2021

Meu Sol se apagou: Descanse em paz amado papai!

    



O melhor ser humano que eu já conheci com certeza foi meu pai. Ele foi o melhor presente que o mundo me deu, me ofertou a vida muitas vezes, se arriscou e abriu mão da sua vida diversas vezes na tentativa de me ver feliz , me salvou de diversos acidentes e perigos, pais deveriam ser eternos. E nunca deveríamos imaginar sua partida e de fato, não temos coragem de imaginar porque sempre queremos que sejam eternos. Não se aprende na escola a perder um pai. Nessa  dimensão somos apenas carne, e quando nossos amores se vão eles nos deixam no mundo físico e isso é como se cortassem nossas asas e é a coisa mais injusta que um ser humano deveria enfrentar, porque a saudade é o sentimento mais esquisito que existe, é uma linha bem tênue entre a dor , boas memórias e lembranças. O cheiro que fica  e com o tempo se dissipa, é tão injusto que é como se roubassem nosso coração violentamente.



Briguei com Deus n vezes pra passar pelo que o meu pai passou no lugar dele, pois ver ele sofrendo de dor e de picadas nas veias , falta de ar, sonda, juro que eu queria tirar o meu ar ou meus pulmões mesmo que fosse sem anestesia  para dar pra ele para amenizar a dor, e foi aí que eu vi o peso da impotência, tudo por causa de um monstro de um câncer, para mim isso foi como colocar uma faca no meu estômago e ficar girando, uma dor que lateja o coração e que por mais que eu explique detalhadamente, não vai ser nada óbvio a gastura que experimentei, minha vontade é desistir de tudo porque o homem da minha vida partiu. Meu maior exemplo de carisma, que é algo que quem tem de sobra não aprende em lugar algum, é simplesmente da pessoa, um exemplo de honestidade, caráter, força, pureza , inteligência, desprovido de malícia, coração pacífico além de muito, mas muito generoso.  Todo mundo que teve a oportunidade de conhecê-lo melhor,  sabe o homem do riso fácil, da sensibilidade, da fé, esperança, e otimismo que ele foi. 


    O riso do meu pai e as suas gargalhadas eram a sinfonia mais linda que eu já ouvi e contagiava todo mundo ao redor de um modo impressionante. Uma pessoa muito, mas muito amada. Eu nunca encontrei alguém tão valioso como ele, e de fato é mesmo muito estranho do porque os bons morrem antes. É a vida e suas esquisitices. Eu nunca esqueço que uma vez eu estava na minha casa e bateram na porta, era um jovem rapaz suplicando um prato de comida, meu pai fez um prato bem generoso para ele da comida deliciosa que minha mãe tinha preparado e deu um copo de coca cola, enquanto o moço comia meu pai fazia sala. O rapaz ficou emocionado, agradecido e dizia que nunca tinha comido algo tão saboroso. E segui meu curso, uns 10 anos depois eu fui visitar a cidade numa data comemorativa e um rapaz me parou e disse que provavelmente eu não ia lembrar dele , me contou que meu pai deu um prato de comida para ele quando ele estava passando fome e faminto, que ele nunca esqueceu isso e queria saber como meu pai estava, pediu novamente para agradecer por todo o acolhimento gratuito. Essa é só uma história dentre inúmeras desse calibre, tive um pai presente , amoroso, que renunciava a vida por mim se fosse preciso, me salvou em um acidente de carro, cuidou de mim quanto eu fiquei doente e contou a história do desespero dele para me salvar quando eu era bebê. Eu eu machuquei o ombro, mas ninguém sabia a razão do meu choro desesperado, ele encontrou uma idosa num sítio que me curou com ervas. Dava pra ver nos olhos dele depois de quase 35 anos o desespero que ele vivenciou pra me salvar. Enquanto ele me contava ele ficava todo emocionado. O rei dos jargões, todos os jargões que ele dizia eram muito peculiares e mostravam um pouco de onde vinha todo o caráter educação e valores que ele ensinou para nós. Mostrou da força, da batalha, do trabalho duro. Sempre achei meu pai um homem lindo e generoso, tão honesto quanto ninguém. Vivi com ele momentos que nunca se apagarão, ele me acompanhando desde uma compra de mercado até um exame de rotina, me fazendo cócegas quando criança, me levando para comer coisas que eu gostava. Meu deus, quantas memórias e lembranças. O passar dos anos só mostrou que a nossa sintonia e conexão só aumentava ainda mais. E me partia o coração quando eu visitava ele e dava aquele abraço de despedida percebia que ele estava menor, e eu percebia a idade chegando. Apelidei ele de pequeno urso, porque o abraço dele era o melhor lugar do mundo, gatão porque além de ser um homem lindo mesmo aos 68, até os bichos ficavam apaixonados por ele, quando adotamos a Àghata (a gata) entendi a relação de amor que foi construída a primeira vista entre os dois, só quem viu entenderia



  Confesso que está difícil não me revoltar com a vida por eu ter que admitir que eu perdi mais essa batalha,  porque na maioria das vezes quase nada é como gostaríamos ou esperamos, e levaram meu sol.  É uma dor inexplicável para quem fica, e como é doloroso. Quando me despedi eu pedi para ele me visitar nos meus sonhos para eu saber que ele está bem e que eu tinha certeza que para onde ele fosse ele seria o presente mais lindo que a vida me deu por 35 anos. Quem receber meu pai para onde quer que ele , vai receber a visita mais preciosa. Aprendi nessa trajetória que a maior riqueza na vida é a saúde , que a falta dela nos escraviza, meu pai perdeu pro câncer, esse monstro oculto. Ninguém merece passar por isso, e todo sofrimento que ele passou é inadmissível. Mas tive que falar a verdade, tive que digerir dolorosamente antes de contar que talvez ele não pudesse mais iluminar as nossas vidas quando soubemos que ele não resistiria e assim foi. Hoje, deixa essa dimensão o ser humano mais incrível que eu já convivi na vida. Pai, te amo mais que tudo. E você será eterno no meu coração, e nenhum filme que eu assistir a partir de agora será tão bom sem a sua companhia, e as comédias nunca mais terão a mesma graça, o milagre na cela sete mostra um pouco do amor entre um pai e uma filha, e muito do que fomos. 



  Cuidei o melhor que pude, zelei incondicionalmente , lutei com unhas e dentes para recuperar sua saúde , sinto que não fiz suficientemente um terço do que ele fez por nós, e aprendi com ele o sentido da família e o valor de um laço não só de sangue mas um laço de afeto. Teve só uma coisa boa nisso tudo que ele dizia que faz sentido, a ordem natural da vida é o filho enterrar o pai, porque o contrário seria muito injusto. O pai era o Porto Seguro da nossa família, e sua opinião era imprescindível para qualquer tomada de decisão, grande ou pequena. Meu pai foi sem sombra de duvida meu maior orgulho, meu maior, melhor amigo e o melhor pai do mundo. Cuidei dele todo esse período desde a busca do que ele tinha , até o diagnóstico da doença , tudo aconteceu muito rápido e de modo agressivo, dei apoio quando ele estava com dificuldade de andar, dei meu ombro para ele se apoiar todas as vezes que estava fraco com dor e cansado, levei ele no banco e pedi por cadeira de rodas em todos os lugares que ofereciam para que ele tivesse todo o conforto possível,  ele estava exausto, apoiei emocionalmente pois todos sabem como ficamos sensíveis e vulneráveis nessas condições, pedi para ele deixar a vergonha de lado quando eu precisei dar banho nele , ele acolhia todos meus cuidados e conselhos, sou extremamente grata a toda a equipe médica que o acolheu e atendeu, eles assim como nós fizeram tudo que puderam, fiz questão de agradecer cada um, o carisma do papai era tão grande que contagiou todo piso da oncologia e fez as enfermeiras chorarem, a médica dele também, que chorou enquanto segurava a mão dele dizendo que fez tudo que pode. E que a prioridade dela era proporcionar uma partida sem dor e o mais confortável possível para ele, e quando ele soube que poderia morrer com menos dor possível e dormindo ele aceitou que seria seu fim e se animou de saber que sua vontade de partir dormindo seria realizada. Ele soube toda a verdade da sua doença. 

    Meu pai foi um exemplo na vida e nessa luta, e todos ficaram tocados com a forma que ele encarou o fim da sua vida, achamos que ele merecia saber a verdade porque ele sempre nos ensinou a importância da verdade quando soubemos que ele não resistiria, a enfermeira disse que em tantos anos nessa profissão nunca viu uma família tão unida e uma história tão marcante , que foi uma lição de vida e a assistente social disse que gostaria que tivessem pessoas cuidando dela num momento desse como nós cuidamos dele, o  céu recebe mais uma estrela , a mais brilhante e mais bela que a lua, que trouxe ao nosso lar luz de um amor tão raro, sua presença fazia o sol nascer em plena noite escura e seu sorriso fazia que todos os caminhos se abrissem ao redor. Agradeço a todos meus amigos e familiares que me deram paz e suporte para carregar essa Cruz. Amo vocês.


   Os últimos dias foram cheios de emoções que nunca esquecerei pois foram as emoções mais marcantes da minha vida. Segurei a mão dele até o último minuto para ele saber que eu estava com ele até o fim da sua despedida, mostrei o céu para ele pela última vez e estava bem lindo por sinal,
amo esse papai eternamente e imensamente, descanse em paz, eterno homem, eterno pai, e agora anjo mais lindo intercedendo por mim lá no céu.

Descanse em paz!





        .