Pesquisar este blog

domingo, 22 de julho de 2018

A visão periférica do homem X da mulher



Você já parou para pensar que a briga de muitos casais tem a ver com as olhadelas deles para elas?
Para as namoradas?
Não, para ela, que passa na rua mesmo.
Isso me gerou uma ideia de texto, então sigam-me os bons.

Cheguei a seguinte conclusão observando uma situação, certa vez estava eu conversando com um amigo, e chegou uma guria na roda para conversar conosco, quando ela chegou, ele a olhou de cima em baixo, sem o menor pudor. Eu senti que ela emagreceu uns quilos, mas aí comecei a observar os outros homens no decorrer do dia, e alguns tinham reação parecida, outros 98% por cento mais discretos, mas todos de algum modo olhavam com o mesmo filtro. Cheguei a seguinte conclusão. Mulher enxerga na horizontal e o homem na vertical. Mas como assim hedi? Desenha vai. O homem quando vê uma mulher se aproximando ele a olha da cabeça aos pés, espera ela passar e olha dos pés a cabeça, alguns começam pela bunda e depois sobem para cabeça. Já a mulher olha diretamente, ela mapeia o que está na sua linha de visão frontal, e depois da outro foco ou direção ao olhar.




É biologicamente comprovado que devido a caça o homem tinha que enxergar com formato 3d, além de enxergar longas distâncias como forma de evitar o perigo, já a mulher tinha a necessidade de enxergar bem o que estava próximo dela pois necessitava deste cuidado por ser a coletora.

A Universidade de Nova Iorque divulgou um periódico sobre o sexo e a visão onde relata que a mulher presta mais atenção nas cores e suas variações e os homens em objetos que se movimentam. Pesquisas sobre este assunto já demonstraram que há diferença entre audição e olfato para homens e mulheres e também afirmam que estas diferenças podem estar relacionadas à diferença dos níveis de testosterona entre os sexos. Quiçá isto explique também a capacidade das mulheres de fazer várias atividades ao mesmo tempo enquanto que o homem não apresenta a mesma habilidade, salvo algumas exceções. 





Independente do que a ciência diz, respeito e semancol são coisas que nunca fazem mal a ninguém, já ouvi muitos homens safados e sem escrúpulos por ai, e mulheres também, justificando que olhar não tira pedaço, que tudo que é bonito é para ser olhado e apreciado. Eu concordo com isso. Mas tudo tem um limite. Uma coisa é você olhar apreciando a beleza, outra coisa é você azarar ou olhar cobiçando o outro como um pedaço de picanha, ou um brócolis na chapa para os vegetarianos. Todo mundo já presenciou na vida um olhar asqueroso e não é agradável.
Tem n maneiras de fazer isso.
E não adianta usar à desculpa para justificar a safadeza. Tem um povo por ai que sai com a namorada ou o namorado e fica olhando para os outros na rua como cachorro no cio. Eu já presenciei cenas deste tipo e posso afirmar com propriedade que senti vergonha alheia, ninguém merece estar com alguém e passar por isso.
Por isso eu digo, meu povo, respeite seu parceiro, valorize, e mais uma vez a frase clichê, e se você com você?

domingo, 15 de julho de 2018

Acabou a copa agora o Brasil trabalha.






Olá meu povo, hoje é domingo dia 15 de julho de 2018, e acabou o campeonato mundial de futebol. O Brasil foi embora cedo desta jogada mas não podemos deixar de elogiar o povo brasileiro não pela garra no futebol, mas sim pela criatividade dos brasileiros para criar os memes de Tite e Neymar, o melhor de todos é este: na falta de uma faxineira contrate o Neymar, pois seu chão estará sempre a brilhar. Outra coisa bem peculiar, e ao mesmo tempo intrigante do nosso povo é: o povo rouba a taça que a seleção brasileira conquistou em copas passadas. Isso realmente superou todas as minhas expectativas de melhoria e ainda acho que o brasileiro merece sim ser estudado.






Em relação ao time que eu torço a mais ou menos uns 12 anos só tenho elogios a declarar, a Croácia é um país sofrido,  com independência tardia, conseguiu depois dos anos 90, é um país europeu jovem  que por muito tempo teve uma incógnita na sua identidade já que pertencia a Iugoslávia. Imagina você passar tempos da sua história tentando ter uma história? Pois bem, é isso que os Croatas passaram. Eles Têm pouca visibilidade em outros esportes, participaram de apenas 4 copas, em 98 ficou e terceiro lugar, e depois de 20 anos de batalha conseguiu chegar ao segundo lugar com um jogador de sua seleção eleito o melhor da competição, o Luka Modric. 




Eu sempre acreditei neste time, e continuarei torcendo, para mim eles são muito guerreiros e tem o primeiro lugar no meu coração, pena que eu não posso oferecer a eles a taça de ouro. Mas como diz o ditado sua prata não é porra nenhuma, prefiro seu coração. Time guerreiro, que teve os dois últimos jogos com prorrogação e pênalti, pouquíssimo tempo de recuperação, e mesmo assim defendeu e abraçou a camisa até o fim dos últimos minutos. Segundo meu instrutor da academia, eu acreditei mais na seleção croata do que os próprios croatas e isso é mera verdade.



O técnico anterior da croata era um jogador que foi muito importante para história do futebol croata e que hoje assumiu outro time no exterior o Niko Kovac, e a estrela da vez foi o técnico atual Zlatko Dalić que assumiu no final do ano passado, ou seja, pouco tempo para ter o resultado que teve,  o que percebi nessa seleção é que cada jogador escalado teve seu crescimento pessoal até que a equipe se encontrou para treinar para copa, coisa que acontece com todos os jogadores escalados, porém uma andorinha só não faz verão, e a croácia mostrou este espírito de esquipe além de ser um ótimo time, tinham muita técnica e eu fiquei surpresa positivamente com o resultado, o que não aconteceu com Argentina e Portugal que também tinham estrelas no campo. 







Tem uma história romântica sobre o uniforme da Croácia,  que conta que o rei Italiano quando dominou o povo croata soube que o rei de lá era um ninja no xadrez, eles disputaram três partidas e se o rei croata ganhasse ele e seu povo teriam a liberdade, eis que o rei croata ganhou as três partidas de xadrez, reza a lenda também que os dois povos que lá viviam eram divididos entre croatas brancos e croatas vermelhos, também tem a história que o quadriculado lembra um flor típica da região. Independente do que ocorreu de fato, a Croácia deu um show de futebol. Para mim são vencedores.



Parabenizo o povo francês pelo resultado, eles tinham um dos melhores jogadores do mundo em sua equipe, segundo fontes francesas o cara ganhou 20 mil euros por jogo e doou todo o cachê para instituições de caridade, algo muito belo neste mundo doido que vivemos, é claro que eu queria que a Croácia tivesse ganhado porque são anos de torcida e muita chacota pela minha paixão, mas tenho um francês muito querido na minha família e achei que venceu quem tinha que vencer. E esporte é isso, é um paradoxo, alguém tem que chorar para alguém poder rir.  
Nada como o espírito esportivo, e o esporte está aqui para nos mostrar como crescer como seres humanos. 




segunda-feira, 9 de julho de 2018

Remediar é melhor que prevenir?





Hoje eu vou falar sobre algo que me gerou uma reflexão um dia desses, eu trabalho com pompoarismo com foco na saúde da mulher, para você que ainda não leu meu texto sobre o assunto explico novamente: O pompoarismo é uma técnica oriental que existe há mais de 6 mil anos que consiste na contração e no relaxamento dos músculos pubo coccígeos ou músculos do assoalho pélvico, e exercitar essa musculatura é como exercitar qualquer outra  musculatura de outras partes do corpo que se não é trabalhada perde sua função de elasticidade e atrofia. É necessário adquirir a consciência corporal da mesma.

Moramos no Brasil, país de terceiro mundo e subdesenvolvido, é isso que está escrito nos livros e revistas. Eu não tinha parado para analisar que pais de terceiro mundo não é denominado desta forma apenas porque tem uma economia precária, uma política frouxa e corrupta, e um IDH deprimente, pois isso está na literatura, não sei se eu sou muito devagar ou se alguém já parou para analisar deste modo, mas olhem nossas relações, olhem nossa forma de ver o mundo e a forma de tratar nossos semelhantes? Você não acha que a mentalidade de um povo, os valores e a forma como nos tratamos não nos denomina como subdesenvolvidos, ou em desenvolvimento?







Olhe ao redor, as pessoas se matando e as cabeças rolando. As relações minando, os conceitos de valores, o certo e o errado sendo
distorcido.
Talvez os países de primeiro mundo nos ensinaram como construir os maiores arranha céus do mundo, ou a nos suicidar com menos de 18 anos, todos os dias mais pessoas são diagnosticadas com depressão, e virou a doença da moda, mesmo você tendo sã consciência que depressão não é brincadeira e muito menos frescura ou doença de rico, é fisiológico,  porque só pensamos em dinheiro, em produzir e construir, todo dia, todo segundo e toda hora, não te falaram que inteligência emocional e espiritual eram ou são importantes. Aprendemos com eles a dizer as palavras mágicas daqueles que tem um pingo de semancol ou educação  como: Bom dia, licença, me desculpe e por favor.
O questionamento aqui é, o que faz de nós reféns do subdesenvolvimento?
Nossa forma de ver o mundo, nossa forma de amar, de trabalhar, se sonhar, de errar e de se desculpar?
O que leva ao subdesenvolvimento além do que eu já disse?
nível baixo de democracia, apesar de termos uma constituição bem interessante, governos autoritários, corrupção, baixo investimento à educação (adendo, isso eu acho que cair o rabo da bunda, porque eu já muito amigo de carreira acadêmica se desmotivar por conta de cortes de incentivos. a desculpa é sempre as prioridades, o imediatismo e a falta de paciência para esperar o resultado a longo prazo que poderia nos tirar da denominação de sub para em desenvolvimento) outro fator é o baixo desenvolvimento tecnológico mesmo a gente sabendo que dez anos atrás a gente não tinha muita coisa nesse quesito, no entanto se tivesse mais atenção a isso, estaríamos ainda melhores. Não necessariamente a tecnologia é feita para facilitar a vida, mas o objetivo primordial é gerar lucro, e movimentar o pai das nações: o compadre capitalismo. o modelo de produção sem eficiência ainda é também considerado uma lacuna rumo ao desenvolvimento considerando que as pessoas são consideradas mão de obra robotizada e o ser humano não é visto como um macro e sim uma visão micro do que suas habilidades podem oferecer. outro fator é o não planejamento familiar e ainda a infraestrutura. mas se for colocar tudo isso num pacote, estamos falando de distorções e deturpações de valores.
O que o pompoarismo tem a ver com isso?






Toda vez que alguém me pergunta o que eu faço da vida, eu não fico chateada como alguns ficam, parece que ser alguém é mais importante que sentir, mas nem todo mundo vê deste modo, é o mesmo lance de o ser, ser menos importante  que o ter,  é igual perguntar idade, dizem que é falta de educação e que isso não se faz, oi? Tem coisas muito mais sérias e deprimentes que as pessoas andam fazendo por aí, que nem preciso citar que não acham falta de respeito e educação. Todo mundo está mais próximo da morte a cada ano que passa, quando você completa um ano a mais as pessoas te parabenizam porque no fundo elas querem te dizer, aproveite este momento como se fosse o ultimo afinal de contas você esta mais próximo de sentir o cheiro da terra que cairá sobre a sua cabeça. E ai sim você vai ver o que é ser comido pelos bichos que moram debaixo da terra que você desconhece, isso é mentira, porque você vai estar morto para conhecer os bichos e vai perder seus cinco sentidos para sentir o cheiro da terra. A cada dia que passa, aceite que dói menos, você está mais próximo do fim, por isso viva cada dia como se fosse o último mas sem empurrar o amiguinho e ser inconsequente, seja grato ou grata por suas lembranças, porque daqui a quinze anos, você não vai sentir mais saudade das coisas que sente hoje, pois suas memórias serão como a marca d'água, cada dia mais claras e mais claras, que a borracha do tempo apagou. Perder tempo se preocupando com o futuro é ilusão, pois pode ser que você não o conheça, e o passado é só uma questão de tempo para ser apagado.


A ironia disso tudo é que quando eu digo que eu sou professora de pompoarismo eu tenho que lidar com uma risadinha de canto de boca. E pasmem, as mulheres conseguem ser mais machistas que os homens, e reclamam do machismo que elas mesmas esbravejam. É risadinha, são n tipos de comentários machistas e mesquinhos. E eu nesta história? Quero é que se foda, eu to fazendo a minha parte, mesmo sendo um grão de areia. Eu sei o significado da técnica e o bem que ela causa.
Ai eu paro e penso, o que leva um povo a querer prevenir ao invés de remediar?

Quiçá daqui 50 anos, 100 quem sabe, conseguiremos ter a denominação de desenvolvido, até lá, vamos tratar nossas doenças, vamos nos entupir de remédios, vamos mijar na mesa do bar depois de muitas gargalhadas pós bebedeiras, a incontinência urinária de esforço presente na mesa do bar, e você insiste em ignorar, poxa, não faça rimas pobres terminadas em ar. Pois o ar é o que você precisa para respirar. Afinal de contas pompoarismo mesmo é só apertar um pau, não trata incontinência, não previne n doenças graves de trato uterino e urinário e não te ajuda a não mijar no bar. E viva a santa ignorância.








Vamos celebrar a estupidez humana, e olhe que eu aprendi bastante coisa na minha especialização de saúde da mulher.
Homens, vocês também podem pompoar. Mesmo vocês conseguindo ser um pouco menos machistas que as mulheres. Eu já expliquei para alguns homens sobre a técnica, 100% não sabiam que homens também podem praticar. Dos 100% apenas 10% conseguiram entender o que eu disse sem levar na brincadeira, e destes 10%, 7% eram homossexuais. Esse dado importante mostra nosso subdesenvolvimento humano.
Essa é a minha visão de país subdesenvolvido e desenvolvido, temos muito a aprender. E eu nunca perco as esperanças.

domingo, 1 de julho de 2018

A força de um goleiro e a responsa de um juiz de futebol!


Pierluigi Collina, ex árbitro italiano, com o maior número de prêmios e o maior número de pontos acumulados 


Markus Merk, árbitro alemão, segundo maior em pontos acumulados, e três vezes premiado com o título de melhor árbitro






Olá queridos leitores, estava eu assistindo uns jogos da copa estes dias e comecei a pensar com meus botões como o cara tem que ser foda para ser um goleiro, todo mundo fala do atacante do centroavante, volante, mas pouco falam dos goleiros, que são as peças principais de um jogo de futebol, e é a posição mais agredida.
Amigo você já levou uma bolada na cabeça ou na barriga? Se já levou sabe o quando dói, e detalhe, a bola de futebol é pesada e dura, comparada a uma bola de vôlei por exemplo, mas o peso dela aumenta absurdamente com a velocidade que normalmente os goleiros agarram a bola, sou capaz de apostar que um goleiro durante um jogo leva tanta pancada quanto um lutador de mma, pois são 45 minutos de 2 tempos fora os pênaltis e as prorrogações. O cara tem que ser muito cabra-macho da estrela para assumir a posição.


Gianluigi Buffon, Goleiro da seleção Italiana


Além das pancadas, o goleiro cai para caramba, tem a trave para desviar enquanto  a bola chega até ele numa senhora velocidade, tem que ter uma super flexibilidade e além de segurar a bola tem que saber usar os pés, pode parecer algo simples, mas o goleiro apenas corre menos, mas a pressão dele é sempre a maior do jogo.

Acabei de assistir o meu time jogando- a Croácia  contra o time da Dinamarca, fiquei contente com a vitória da Croácia, mas admito que não foi um jogo fácil, o que me chamou muita atenção foi o goleiro da Dinamarca, o cara é filho de um dos maiores goleiros de todos os tempos e se tornou um excelente goleiro, tal pai tal filho. Foi emocionante ver o seu pai lá no campo prestigiando o filho não deixando os gols acontecerem. Mas é claro que o nosso goleiro Croata também não ficou muito atrás.


Peter Bolesław Schmeichel- Dinamarca, Considerado o melhor goleiro de todos os tempos

Kasper Peter Schmeichel- Filho de Peter Bolesław Schmeichel e atual goleiro da seleção da Dinamarca.


Estava eu pensando também na responsabilidade de um juiz de futebol, já que o assunto é a copa, se ele não vê o que aconteceu de fato e comete uma injustiça, isso pode acabar com a carreira dele, imagina apitar errado em plena copa do mundo? Isso acabaria com anos de uma história profissional, é algo muito sério, principalmente porque o povo leva o futebol muito a sério. Apesar de errar ser algo humano, mesmo que um juiz tenha apitado certo a vida toda, ele vai sofrer a consequência de um erro mesmo tendo centenas de acertos, nem sempre a vida é justa.


Manuel Peter Neuer,  Goleiro da Seleção da Alemã


Iker Casillas Fernández: Goleiro da Seleção  Espanhola


A reflexão deste texto é, nunca subestime ninguém e nunca desvalorize as funções e o papel de cada um em uma equipe, pois cada ser tem a  sua importância. Isso cabe também para líderes que supervalorizam apenas um membro da equipe, e não elogiam ou não fomentam a melhoria do restante. Como por exemplo no Brasil, o Neymar, eu não estou desmerecendo a capacidade dele, eu tenho consciência que ele é um jogador competente, mas o Neymar não joga sozinho, ele tem uma equipe que acompanha ele, se colocar o Neymar sem uma equipe no campo ele não poderá fazer muito, todos são importantes numa equipe, ate a grama e a bola, sem a ultima não dá para fazer gol.
Aí é que está também o precioso espírito esportivo de qualquer jogo, é apreciar a batalha, e aprender com ela, pois muitas vezes a vitória já está na encruzilhada. Achei muito emocionante a cena do Cristiano Ronaldo ajudando o artilheiro uruguaio a sair do campo depois da lesão. São essas atitudes que mostram o que seria um jogador completo, que além de técnica tem sensibilidade. 




Cristiano Ronaldo da Seleção Portuguesa, ajuda Cavani da seleção Uruguaia a sair do campo após lesão






Danijel Subašić, Goleiro da Seleção  Croáta